Junia acredita que o primeiro passo para adotar uma alimentação saudável está na escolha dos alimentos, que deve ser orientada pela chamada ‘pirâmide alimentar’, para que carboidratos, proteínas, fibras, gorduras e açúcares sejam consumidos na medida certa, promovendo o equilíbrio do organismo.
“É preciso ter cuidado para não abarrotar o prato com alimentos pouco nutritivos e muito calóricos”, alerta a nutricionista, lembrando que apenas 1/3 do prato deve conter farináceos e amido (que correspondem às massas, arroz, batatas); a outra parte deve ser preenchida por carnes, e uma diversidade considerável de legumes e folhas. “O adequado é comer pelo menos três tipos diferentes de saladas ao longo do dia”, recomenda.
A quantidade do que se come também é um fator decisivo. Não adianta ser extremista: não comer nada industrializado, mas compensar exagerando na granola, nas frutas ou nos iogurtes. “A alimentação na medida certa representa um remédio, mas diante do exagero, é um veneno”, afirma.
Segundo a nutricionista, o certo é se alimentar com pequenas quantidades, porém várias vezes ao dia. É fundamental que a pessoa não fique mais de quatro horas sem comer e, principalmente, que não pule nenhuma das três principais refeições do dia: café da manhã, almoço e jantar.
Já nos intervalos dessas três refeições, Junia destaca a importância dos lanches rápidos e saudáveis. “É importante fazer pequenos lanches, no meio da manhã, à tarde, e para quem dorme muito tarde, ao deitar”, explica. Frutas, iogurtes, cereais e sucos são os alimentos mais indicados.
DICAS PRÁTICAS PARA UMA DIETA SAUDÁVEL: - Nunca sair de casa em jejum; - Não ‘pular’ refeições; - Nunca deixar a comodidade falar mais alto: hora de almoço, é hora de almoço, não de lanche; - Procurar comer uma carne, o arroz com feijão (podendo ser substituído por batata ou massas) e sempre priorizar três tipos de legume; - Enfocar no ‘trivial’. Deixar os exageros para os finais de semana; - Evitar tomar refrigerantes e cafezinhos. Trocá-los por sucos, iogurtes; - Ao invés de sobremesas, optar por uma fruta; - Tomar muita água ao longo do dia (de preferência 2 litros), nunca de uma vez só; - Ter sempre alimentos de longa durabilidade (algumas frutas in natura, frutas secas, barras de cereais, cookies) por perto, na gaveta do escritório, na bolsa ou no carro; - Entre um salgado e o sanduíche de presunto e queijo, sempre optar pelo sanduíche; - Nunca deixar de comer de dia para compensar à noite. PIRÂMIDE ALIMENTAR FUNCIONAL ![]() |
Nenhum comentário:
Postar um comentário